• Levi Soares

Qual a melhor abordagem para mim?



Muitas pessoas se perguntam qual seria o profissional ideal para iniciar um acompanhamento. Inevitavelmente, vem a dúvida sobre a abordagem teórica do psicólogo, afinal, qual se encaixaria melhor para suas demandas?

Antes de tudo, cabe explicar o que são as abordagens psicológicas. Elas são na verdade as escolas de psicologia, cada uma com uma visão de mundo, de homem e com técnicas próprias. Em geral, são bem distintas, cada uma tratando do sofrimento psíquico e dos transtornos mentais a sua maneira.

Dito isto, voltemos a pergunta inicial sobre que abordagem se encaixa melhor. Na verdade, na imensa maioria dos casos, todas as abordagens estão aptas para trabalhar com qualquer tipo de demanda, Contudo, algumas distinções existem, e é preciso que as apontemos.


Algumas abordagens possuem resultados mais positivos para determinadas necessidades. Pacientes que possuem necessidade de organização e planejamento costumam se adaptar bem a psicoterapeutas de vertente comportamental. Aqueles que possuem um desejo por compreender questões ligadas a sonhos, por exemplo, à psicanálise. E aqueles que buscam pelo sentido da vida, naturalmente sentem-se mais a vontade junto a um Logoterapeuta.


Além disto, determinadas abordagens possuem resultados mais eficazes em determinados tipos de queixa. Por exemplo, é notória a eficácia da abordagem cognitivista em casos de autismos. Por sua vez, a Logoterapia costuma entregar avanços significativos em casos onde existe um sentimento de vazio existencial.





Por fim, é importante destacar que em algumas ocasiões, a busca por um terapeuta ideal se coloca como um empecilho para iniciar o processo terapêutico. Exigências muito restritivas costumam atrapalhar, e é interessante estar atento nestes casos. Determinados pontos podem somar ao acompanhamento, como no caso de uma visão de mundo similar.


Um exemplo é uma pessoa cristã que procure um psicólogo com este mesmo credo. Afinal, uma visão de mundo similar naturalmente torna o processo de empatia e compreensão bem mais simples. Dito isto, você já pode decidir por um bom profissional. Estamos a disposição para lhe receber num ambiente acolhedor e com profissionais experientes e de excelência para lhe auxiliar neste momento de sua vida!

1 visualização

Atenção: Este site não oferece tratamento ou aconselhamento

imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br.

Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.

Copyright © 2019 Sentidos Psicologia - Todos os direitos reservados.