• Levi Soares

Psicoterapia é com psicólogo

Muitas pessoas em sofrimento psíquico terminam recorrendo a profissionais que não raro não estão capacitados para atender este tipo de demanda. Diversos "terapeutas" colocam-se em evidência através de propagandas sedutoras, como cursos para vencer a ansiedade através de vídeo-aulas, cura da depressão em um mês, resultados financeiros mágicos, restauração de relacionamentos, dentre outras tantas promessas muitas vezes fantasiosas. Tratam-se de serviços muitas vezes intitulados de Psicoterapia.


O primeiro passo para identificar estes profissionais é checar ou questioná-los acerca de suas formações. Estas costumam ser de cursos on-line, onde naturalmente não existe uma prática supervisionada adequada para a prestação de um atendimento de qualidade.


Além disto, procure saber também acerca da duração destes cursos. Cursos de hipnoterapia, coach, dentre outros, costumam não exigir uma certificação em psicologia e estas pessoas acabam se colocando como habilitados a tratar transtornos mentais e outras questões que são do metiê da psicologia. Costumam ser cursos ministrados em fins de semana, as vezes chegando a especializações de 360 horas, quando muito.





Para se ter uma idéia, apenas uma graduação de psicologia tem no mínimo 4.000 horas, divididos em atividades teóricas e práticas. Uma residência multiprofissional por sua vez, tem uma carga horária de 5.760 horas a serem cumpridas. Portanto, atente-se para o período de formação do profissional que você procura.


Profissionais não habilitados podem agravar quadros de adoecimento, e muitas vezes não encaminham seus pacientes para profissionais adequado. Então, ao invés de resolver um problema, você acaba arrumando outro.


Além disso, estes "terapeutas" não são regidos por códigos de ética ou mesmo conselhos profissionais regulatórios. Logo, condutas antiéticas podem surgir. A principal dela é que não existem garantias legais acerca do seu sigilo, um pilar central para a psicoterapia. Logo, sua intimidade pode estar em risco, diferentemente de um psicólogo, que pode sofrer grandes sanções de seu conselho em caso de vazamento de informações.





Procure nos sites do conselho de psicologia da sua região, por telefone e pela internet, informações se estes terapeutas possuem registro ativo. Ao fim, segue um link com os psicólogos cadastrados para fazer atendimentos on-line. Para checar, procure pelo nome do profissional.


Nossos profissionais estão habilitados e possuem ampla formação teórica além de uma vasta experiência prática para ajudar você a lidar com os problemas da sua vida e adoecimentos ligados à transtornos mentais. Assim, você terá a certeza de um atendimento diferenciado e de excelência. Tratamos pessoas em todo o Brasil e estaremos prontos para lhe auxiliar. https://e-psi.cfp.org.br/cadastro-simplificado/psicologasCadastradas

6 visualizações

Atenção: Este site não oferece tratamento ou aconselhamento

imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br.

Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.

Copyright © 2019 Sentidos Psicologia - Todos os direitos reservados.